Oii amiga, tudo bem?
Hoje eu preciso falar contigo sobre um assunto muito sério. Esse assunto já custou a paz mental, a liberdade e até em alguns casos, a vida de muitas mulheres. O assunto é: relacionamentos abusivos. Se você já esteve em um, tenho certeza de que sabe da importância do assunto e também que é necessário conversar sobre isso.
Tenho que te contar uma coisa: pode ser que você esteja vivenciando um relacionamento abusivo e ainda não percebeu.Mas calma, ainda temos muito o que conversar sobre isso.
Antes de tudo, você precisa identificar quando um relacionamento é abusivo ou não.Vou citar agora algumas características que identificam um relacionamento abusivo, e você vai pensar se isso se encaixa nas experiências que você já teve ou está tendo dentro da sua vida.
Primeiro: ciúmes excessivo.
Amiga, ciúmes não é sinal de amor, nunca foi e nunca vai ser! Porém, quando você está dentro de um relacionamento abusivo, a pessoa te faz acreditar que os ataques de ciúmes são por proteção, e aquela famosa frase sempre vem à tona:eu confio em você, eu não confio nas outras pessoas.
Muitas vezes, sem perceber, você vai aos poucos se afastando de amigos e amigas que gostam de você, de seus familiares, e em casos extremos perde até a liberdade de sair de casa para fazer algo do próprio cotidiano.
A pessoa abusiva te distancia das pessoas que fazem você feliz, te tira a liberdade e ainda por cima disfarça isso alegando uma “proteção”.
Segundo: te forçar a ter relações sexuais.
Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, você não precisa estar sempre disposta a ter relações sexuais com seu parceiro ou parceira. A pessoa que você se relaciona te faz pensar o contrário disso? Ela te fala que é sua “obrigação” satisfazer os desejos sexuais dela, ou até quando você se recusa, por algum motivo, essa pessoa fica extremamente irritada, briga com você ou até te agride? Então pode ter certeza, você está em um relacionamento abusivo!
Terceiro: chantagem e dependência emocional.
Como o nome já diz, não é uma dor física, mas sim um emaranhado de coisas que traz um grande desgaste emocional.Isso geralmente acontece quando você já identificou que o relacionamento é abusivo e decide dar um fim nessa situação, mas ao conversar com a pessoa abusiva para terminar o relacionamento, parece que ela muda totalmente.
Chora horrores, JURA que vai mudar suas atitudes e que vai fazer de tudo para ser melhor daqui para frente. Ela sempre vai tentar te fazer acreditar que depende totalmente de você, e que sem você ela não consegue ir em frente. Frases como: “Termina comigo que eu me mato”, ou como, “você não pode fazer isso comigo, eu não sei o que vou fazer da minha vida sem você”, geram uma carga de responsabilidade gigantesca, também causam fobias e ansiedades.
Mas agora amiga, se você percebeu uma, duas, ou pior, as três características dentro do seu relacionamento e está se perguntando o que fazer, vou te dar um grande conselho!
Trate o assunto em duas etapas: uma delas é com uma conversa. Sim, parece estranho eu não te aconselhar a terminar o relacionamento logo de primeira não é?
Pois então, existem pessoas que não demonstram todas as características de uma pessoa abusiva, as vezes apenas são inseguras e acabam transmitindo isso para os seus relacionamentos.
Então amiga, nessa conversa realmente se abra, deixe muito claro tudo o que você sente e pensa. Fale de todas as características que estão te incomodando e se mesmo depois disso a pessoa não mudar, ou até se ela mudar por algum tempo, mas depois voltar como era antes, fuja desse relacionamento!
Eu sei amiga, um término é muito complicado, principalmente quando você ama a pessoa. Só que você precisa sempre ter em mente: se está valendo sua saúde mental, sua saúde física e consequentemente sua alegria, está saindo caro demais, não caia nessa armadilha!
Pense também que estar em um relacionamento abusivo arranca todo o seu brilho, você pode deixar sim de ser atraente para os olhos de quem te deixou assim, e essa pessoa pode, por conta disso, simplesmente te trocar por outra pessoa, e isso vai se tornando um ciclo sem fim. Então, não tenha medo de sair desse relacionamento. Nunca se esqueça desse fato: você só vai conseguir ser feliz com alguém, quando antes disso, você já conseguir ser feliz sozinha.
Agora, a gente quer saber.
Esse conteúdo te ajudou?
Você conhece alguém que está em um relacionamento abusivo?
O que acha de mandar isso pra essa pessoa?
Estamos todas aqui para ouvir você, então, se tiver alguma história sobre o assunto e se sentir confortável em compartilhar com a gente, comenta aqui embaixo, ou manda uma mensagem pra gente, afinal, unidas somos mais fortes!
Que tal seguir o Instituto Amiga dos Sonhos nas redes sociais?
Facebeook:https://www.facebook.com/amigadossonhos
Linkedin: www.linkedin.com/company/instituto-amiga-dos-sonhos
Instagram: https://www.instagram.com/amiga_dos_sonhos/