Altruísmo VS Egoísmo

Oii amiga, já percebeu que o altruísmo e egoísmo, mesmo sendo palavras totalmente opostas, quando vamos ver na prática, estão sempre andando juntas? Pois é, parece irônico, mas quando você faz uma coisa boa para alguém e se sente muito feliz por isso, ao mesmo tempo que você foi altruísta por dar algo sem querer nada em troca, você foi também egoísta, porque recebeu sim algo em troca, que é esse sentimento bom.

Um outro caso muito comum é: pessoas que ao doarem uma grande quantia de dinheiro, aparecem na mídia como um exemplo a ser seguido. Independente se a pessoa fez isso pensando na repercussão ou não, ela acontece, e trás esse lado egoísta à tona de volta.

Mas então, será que existe alguma ação que é 100% altruísta? Se eu faço uma boa ação para alguém e me beneficio disso, ela continua sendo uma ação altruísta da qual eu posso me sentir bem? Se você também já teve essa dúvida, ou se quer saber as respostas a essas perguntas, continue lendo esse blog, que é sobre isso que vamos conversar hoje.

Bom amiga, não é de hoje que as pessoas se perguntam sobre isso, tinha uma galera lá no séc XVIII que já fazia isso também. Vários filósofos já tentaram arranjar definições para essas duas palavras, alguns sem sucesso, já outros conseguiram criar todo um estudo sobre isso. 

Mas voltando aqui para os nossos dias, será que existe essa tal de boa ação 100% altruísta? Se a gente for ver o que realmente significa a palavra altruísmo, não, não existe. Mesmo que a sua recompensa por fazer uma boa ação seja só um sentimento bom, ainda continua sendo uma recompensa para o nosso lado egoísta.

 E aí vem a grande questão: “se não é altruísta, será que é errado eu me sentir tão bem depois de fazer uma boa ação?” Não! Eu pelo menos, não vejo nada de errado naquele sentimento recompensador de saber que fez o bem a outras pessoas. Se na realidade não existe nenhuma boa ação totalmente altruísta, vamos parar de fazer boas ações só por causa disso? Claro que não!

Mas será que alguém pode fazer uma boa ação, só com o objetivo de se promover? Com certeza! Principalmente hoje, sempre vemos pessoas que utilizam dessas “boas ações” que até parecem altruístas, para disfarçar o real motivo egoísta delas, que é aparecer na mídia como uma boa pessoa, ou em alguns casos, simplesmente aparecer. 

E você pode estar pensando agora: “tá, mas não importa a intenção, o que realmente importa é ajudar”. Isso é verdade, porque no fim das contas a intenção da pessoa com aquela a ação, mostra muito mais sobre ela do que sobre a própria ação. Independente se a ação foi altruísta ou egoísta, alguém foi ajudado.

Mas o real problema de ações egoístas disfarçadas de altruísmo, são as grandes consequências que isso pode trazer para outras pessoas que são sim altruístas e querem ajudar de verdade alguém sem nada em troca. Lembra daquele outro blog que a gente conversou sobre que compartilhar sonhos é realizar sonhos? Então, muitas mulheres ficam com receio e vergonha de compartilhar ou até ajudar, pois não gostam de ser julgadas como pessoas que só querem aparecer. E isso é muito perigoso, porque acaba se tornando uma decisão mais egoísta ainda

Então amiga, não se deixe influenciar pela vergonha de ser julgada, as suas verdadeiras intenções ao ajudar alguém, só você que sabe. Nunca se esqueça, o real objetivo de algumas pessoas ao ajudar, pode até ser falso, mas tem algo que não é : as várias pessoas que precisam de você para realizar sonhos, nem que seja compartilhando eles.

Gostou desse assunto? Você tem alguma amiga que ainda tem receio de parecer egoísta ajudando pessoas? O que acha de mandar esse blog para ela?   

Instituto Amiga dos Sonhos
Instituto Amiga dos Sonhos
Artigos: 304
Enviar
Fale com a gente também pelo WhatsApp!