Oii amiga, como está a sua autoestima hoje? Bem? Mal? Mais ou menos? Aliás, se eu te perguntasse, você saberia me explicar o que de fato é autoestima? Então, autoestima, se a gente fosse resumir em poucas palavras, seria basicamente amor próprio, ou, como você se sente em relação a si mesma. Bem, definir o que é autoestima até que é fácil, difícil mesmo é cultivar ela dentro da gente no dia a dia. Mas calma amiga, eu estou aqui para te ajudar nessa tarefa!
Então se aconchegue aí, que no blog de hoje vou te ajudar a identificar várias situações que estão te transformando aos poucos em uma pessoa com baixa autoestima, mas também, vou te dar dicas super práticas de como reverter essa situação e ter essa nossa tão requisitada autoestima de volta.
A primeira coisa que temos que deixar bem claro aqui: ter autoestima não é da noite para o dia! Você não vai simplesmente tomar uma pílula mágica e acordar no dia seguinte maravilhosa, cheia de autoestima e se amando. Bem que queríamos, mas não funciona assim.
Ter uma boa auto estima, está mais para fazer um chá. Depois que você esquenta a água e coloca na xícara, mergulhar o sachezinho uma vez só não vai adiantar, você tem que mergulhar ele várias vezes para que as ervas soltem o sabor, e para que o chá fique gostoso. Com a autoestima é a mesma coisa, isso é um trabalho diário e não tem outro jeito de conseguir.
A autoestima principalmente de nós mulheres, está muito ligada ao corpo e aparência. Então por isso, comece a reparar nas pessoas que estão à sua volta, seus amigos e com quem você convive. Essas pessoas estão sempre preocupadas em ter uma boa aparência e o “corpo perfeito” o tempo todo? Parece que o assunto sempre está girando em torno dessas questões? Se você respondeu sim, pode ser esse um dos motivos de você ter problemas com a sua autoestima. Então tente se aproximar de pessoas que vão facilitar esse processo, pessoas que dão a mesma importância para a aparência que você dá ou quer dar.
Algo que também vai te ajudar bastante é: reparar mais em pessoas que são como você. Deixa eu te explicar, hoje na sociedade existe um padrão de ´´aparência perfeita“ que é extremamente difícil de ser alcançado, e quanto mais você se cobrar para estar dentro desse padrão, mais frustrada vai ficar!
Então, por exemplo: se você é uma mulher gorda que tem cabelo crespo, ou é ruiva com sardas e não se sente representada por esse padrão da sociedade, comece a procurar e reparar nas mulheres que são parecidas com você. Assim, você não vai sentir que só as mesmas mulheres, com as mesmas características, estão fazendo sucesso na TV, revistas e afins, você vai ter várias referências de outras mulheres que se parecem com você, e que também estão arrasando nesses meios, elas vão ser sua inspiração. Muito legal essa dica não é? Tenho certeza que vai te ajudar bastante nessa busca por mais autoestima.
Agora, temos que conversar sobre o que na minha opinião, é um dos maiores motivos da falta de autoestima entre as mulheres: o modo como você repara em outras pessoas. Estranho não é? Mas mesmo que isso pareça ser inocente e sem importância, na prática tem consequências gigantescas! Pensa comigo: muito da nossa autoestima está ligada ao que os outros pensam de nós, certo? Então se você é uma mulher que no dia a dia, olha para outras pessoas e pensa coisas como: “olha esse cabelo, que ridículo” ou “olha como ela se veste, que horrível”, posso garantir, mesmo que eu não te conheça, você é uma pessoa insegura e com a baixa autoestima! Sabe porquê eu sei disso? Porque mesmo sem perceber, pessoas assim ficam sempre com medo de que os outros estejam olhando e julgando do mesmo modo que elas olham e julgam. Então amiga, não adianta a gente estar aqui conversando sobre maneiras de aumentar sua autoestima, se você não começar, primeiro, a olhar para as pessoas com mais carinho.
E, por último, mas com certeza, não menos importante, tire um tempo para pensar em características suas que te fazem ser especial, aquelas que destacam e fazem de você uma mulher única! Anote elas e deixe em algum caderno ou lugar que você consiga sempre estar olhando. Mesmo que para você essa tarefa seja difícil, tenho certeza de que vai conseguir pensar em várias dessas qualidades que merecem ser lembradas por você todos os dias.
É amiga, essa jornada da autoestima não vai ser fácil, mas estamos juntas nessa! E por falar nisso, alguma amiga sua está precisando ler sobre esse assunto? O que você acha de mandar para ela? Garanto que ela vai se sentir muito especial por você ter se lembrado dela.