Mães solo, você pode ajudá-las!

Olá, amiga. Tudo bem com você? Espero que sim! Me responde uma pergunta: você é já é ou vai ser mãe? Sei que algumas das amigas que acompanham nossas redes sociais e matérias do blog, já são até avós, e como muitos dizem: “ser avó é ser mãe duas vezes”, concorda? 

Então se você já é mãe, uma ou mais vezes, não tenho dúvidas de que sabe a importância que tem para sua família e principalmente para seus filhos. Quem tem um colo de mãe e/ou avó, sabe o que é ter um lar. 

Porém, você também acha que por mais gratificante que seja, criar filhos não é uma tarefa nada fácil? É algo que exige de você muito esforço e atenção, pois tem literalmente uma vida sobre suas responsabilidades por um longo período de tempo. 

Sendo assim, a grande questão: você já se imaginou passando por toda essa jornada sozinha? Pois é, por mais difícil ou impossível que isso possa parecer, sabia que é a realidade de 11,5 milhões de mulheres aqui do Brasil? De acordo com o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 37% das famílias brasileiras são chefiadas por mães solo. Sendo que mais da metade está abaixo da linha da pobreza! 

As histórias dessas mulheres guerreiras que muitas vezes não medem esforços para ajudar seus amados filhos e filhas, estão por todo o lugar. Um grande exemplo é a Dona Rosa, mãe da ginasta Rebeca Andrade, aquela menina que trouxe duas medalhas para o Brasil na última olimpíada, se lembra? Dona Rosa sustentou sozinha 8 filhos, e independente de todas as dificuldades foi sempre um grande apoio na carreira da nossa atual medalhista. 

E ser mãe solo não está relacionada apenas ao estado civil, mas com a sobrecarga financeira e psicológica que essas mulheres carregam dentro do seu lar. 

Uma outra pesquisa preocupante é a do (IPEA) Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada, essa pesquisa mostrou que a pandemia derrubou em 46% a participação das mulheres no mercado de trabalho. Então o que já estava difícil para as mães solo, só piorou ainda mais. 

É bem frustrante quando a gente sabe que muitas dessas mães estão passando por grandes dificuldades e não podemos fazer nada para ajudar, não é? Mas com o Instituto Amiga dos Sonhos é diferente, você tem sim como ajudar elas! Sabia que aqui nós temos mais de 40 famílias carentes cadastradas? E muitas dessas famílias são chefiadas por mães solo. Quer saber mais sobre as formas de contribuir? Acesse https://amigadossonhos.com.br/voluntariado/ .  

Sabia que compartilhar e dar visibilidade ao Instituto é uma das maiores formas de apoiar? Então compartilhe! Mande para aquela sua amiga que também vai gostar o tema. 

Imagem padrão
Instituto Amiga dos Sonhos
Artigos: 61
Enviar
Fale com a gente também pelo WhatsApp!